
Conheça tudo sobre o #Boiserie: a decoração de origem francesa que veio para ficar!
Utilizadas em reformas de alto padrão, boiseries são soluções práticas, flexíveis e de baixo custo. Por isso, separamos um pouco da história e dicas de como aplicar no seu ambiente. Confira! :)
O que é e como surgiu a Boiseries?
Originário da França, por volta do século XVII, o 'Boiserie' é uma moldura aplicada na parede para decorar o ambiente, podendo ser de gesso, madeira, cimento, poliestireno e até mesmo de isopor.
Sob a ótica de profissionais contemporâneos, o recurso estético foi reinterpretado, ganhou novos materiais e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, criando ambientes ecléticos, mas sempre sofisticados.
Assim, apesar de não existir regras rígidas quanto à escolha dos cômodos onde aplicá-lo ou mesmo sobre como usá-lo na decoração, recomenda-se apenas a observação de algumas dicas para deixar seu ambiente em harmonia.
Além dos materiais, o que muda de um boiserie para outro é o formato, bem como a cor utilizada para pintá-las. Geralmente, elas são pintadas com o mesmo tom da parede e ficam "invisíveis", sendo apenas um adorno que traz mais textura e profundidade ao ambiente.
Vantagens de aplicar boiseries nos ambientes
Além do baixo custo de aplicação, os principais benefícios de incluir essas molduras no ambiente são a versatilidade e personalização. Isso porque ele complementa o estilo usado e favorece a utilização em diferentes ambientes, desde cômodos residenciais a espaços comerciais.
Como aplicar na decoração?
Embora hoje em dia a técnica do boiserie não seja exclusiva do estilo clássico, é importante que o restante do ambiente esteja em equilíbrio com o estilo nele aplicado, a fim de não haver uma confusão na decoração.
Os boiseries dão um efeito de moldura para os quadros, conferindo assim uma decoração moderna ao ambiente.
Abuse da paleta de cores, ela é sua aliada na hora de compor a decoração se sua intenção for trazer aspectos contemporâneos ao ambiente.
O boiserie combina com diferentes cômodos, o que vai dar o tom é o acabamento aplicado à técnica.
Fuja da tradicional simetria aplicada à técnica; use formatos e tamanhos diferentes.
Agora que você já sabe o que é boiserie e como usá-lo ao seu favor na decoração residencial ou comercial, chegou a hora de fazer um upgrade no seu ambiente.
É importante lembrar que os boiseries devem ser minuciosamente medidos para que tudo fique simétrico e o acabamento deles é à sua escolha, então lembre-se de definir bem qual estilo de moldura você deseja antes de sair pregando-as na parede.
Ah, e para isso, certifique-se de contar com um profissional para aplicação e remodelação do seu ambiente.
Precisando de ajuda? Entre em contato conosco através do site ou Instagram:
@ChiancaSoftwares
Comentários